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O mercado de influenciadores vem crescendo há bastante tempo, então não é nenhuma novidade ter algum deles presente em sua estratégia de comunicação.


Logo, você e seu site, e-commerce, aplicativo…você e seu negócio precisam estar alinhados com a indústria para aproveitar seu esforço, conectar as pontas e fazer uma proposta o mais rápido possível para o influenciador que converse melhor com o seu negócio.

Assim como temos mídia em diversas etapas do funil de vendas, também existem parceiros que atuam em momentos diferentes na jornada de compra, e muitos desses parceiros são influenciadores que podem trazer um impacto positivo em awareness, mas há também aqueles que são bons em trazer uma conversão para seu e-commerce. Pessoas que trabalham com dicas e reviews de produtos costumam ter números de audiência invejáveis, e com um alcance desses, as chances dele conseguir convencer alguém das milhares de pessoas que o assistem a comprar seus produtos são bem grandes.

 


Uma estratégia que pode trazer muitos benefícios para seu negócio é uma tática de verba de mídia cooperada: o influenciador é pago para fazer o awareness da indústria, constrói a reputação do produto que a indústria está vendendo e indica o produto da sua marca como o melhor dessa indústria, esclarecendo tudo sobre seu produto para seus possíveis novos clientes e redirecionando eles para o site da sua marca. Ou seja, pensar em estratégia de mídia cooperada junto com a indústria ajuda sim o varejo a entrar e trabalhar melhor com influenciadores que não são de final de funil.

Outro ponto que deve ser considerado nessa questão é a importância, não só do tamanho da audiência, mas também do engajamento da mensagem transmitida. É preciso ver a recorrência desse influenciador, em outras palavras, o quanto ele realmente consegue mobilizar. Existem dois tipos: influenciadores com públicos mais nichados, que costumam ter uma aderência maior de quem o assiste e são menos pulverizados, e os influenciadores que tem uma audiência extensa e bem ampla e que assim como a TV aberta, também são conhecidos por “usar um canhão para matar uma mosca”, pois você não precisa falar com o Brasil inteiro, mas com o grupo de pessoas que compra e poderia comprar o que você vende.

 

Porém, os grandes influenciadores, por serem mais conhecidos, cobram mais caro e acabam captando mais receitas com anúncios e que faz todo sentido na estratégia deles, mas e na sua, faz?

Quando se fala de mídia e aquisição de tráfico, trata-se muito com last click (a mídia que gerou o último clique e converteu), como por exemplo a sua campanha institucional no Google. Porém, se não houver conhecimento de marca, participação na fornada do consumidor, dificilmente você terá um crescimento do volume de last click de maneira saudável (você sempre pode baixar os preços e acabar com a margem, mas há quem não queria). Assim como falamos dos influenciadores com bom poder de conversão, a grande parte dessa mídia atua influenciado a jornada do cliente. Talvez eles te apresentem para uma audiência que ainda não te conhecem ou tenham um podem de trazer credibilidade, como algumas marcas utilizam de atores globais para aproveitar a autoridade deles, você pode fazer também com essas personalidades que tem repercussão em ambiente online. O importante é entender a atribuição como algo muito importante, porque isso significa vendas concluídas em outro canal, mas que não existiram se não fossem por mídias que geraram o início da conversão ou influenciaram durante o percurso.

Por fim, os influenciadores podem ser importantes para o seu negócio porque eles causam um grande impacto no seu processo de venda, seja uma menção da sua marca ou um vídeo/post inteiro falando sobre os seus produtos, esses influenciadores podem acabar gerando uma necessidade para as pessoas que o assistem, e essa necessidade vai ser concluída no final do canal de vendas.


O que você acha de utilizar esse tipo de estratégia para alavancar o seu negócio?

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