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Ok. Show inicia, alguns memes e a Copa da Rússia está no ar.

Para se ter uma ideia, a Copa no Brasil, teve 3,2 bilhões de espectadores, por isso marcas como a Coca-Cola, Adidas, McDonald’s gastam fortunas para estamparem suas marcas nos estádios. Como foi o caso do banco Itáu, que na Copa de 2014, desembolsou 220 milhões de reais em ações de marketing e publicidade, tudo para promover sua marca durante um dos eventos mais vistos do mundo.

Beleza, mas o que você pode fazer com isso, já que não é uma dessas marcas?

Muitas marcas aproveitam para criar conteúdos relacionados à Copa do Mundo e Brasil com o intuito de chamar ainda mais a atenção das pessoas, tanto no offline quanto no online. E atualmente, o online, que já é muito forte, se torna ainda maior durante esse evento. Então, para você ganhar ainda mais relevância durante a Copa, sua marca precisa ter uma estratégia de Marketing Digital muita bem definida. Confira algumas dicas de como melhorar seu Marketing Digital durante a Copa do Mundo na Rússia.

Aproveite o real timing relevante no meio digital.


As redes sociais são espaços perfeitos para aproveitar o tempo real de eventos e falar mais sobre eles. O importante é criar o máximo de conteúdo possível, com qualidade, durante esse período.

Você pode abordar curiosidades sobre a Copa, pode criar posts com a temática do país-sede ou sobre o próprio Brasil, pode fazer memes sobre o que aconteceu nas partidas, tudo para aproveitar o timing do evento e do que acontece nos jogos.

Você também pode fazer análises dos principais temas da competição com ferramentas como Google Trends, que mostra as tendências de buscas ou os principais assuntos em determinado horário através das hashtags com os Trending Topics no Twitter.

Trending Topics do Twitter no primeiro dia da Copa de 2018 no Brasil.

 

Se conteúdo é o rei, a relevância é a rainha e nós sabemos quem manda em casa, né?!

Tente sair do padrão, aquelas pautas/assuntos programados de curiosidades e coisas genéricas. Lembre-se, você estará concorrendo com toda a internet pela atenção, seja criativo e relevante, ok?

Portanto, nunca se esqueça de colocar links com trackeamento de origem do acesso, que leve o leitor diretamente às promoções do seu site, assim você melhora não só a audiência, como também o tráfego da sua página.

Além disso, neste mundo acelerado das mídias sociais, não é fácil fazer com que as pessoas parem e interajam com sua empresa, especialmente agora que a visibilidade orgânica está sendo limitada para empresas no Facebook. Porém, o engajamento orgânico é crucial para o sucesso de uma página do Facebook porque a plataforma usa isso como sinal de qualidade.

E os comentários são o método mais eficaz de engajamento do Facebook, porque mais e mais pessoas se sentem inclinadas a se engajar quando vêem uma discussão já ativa no tópico. Para tentar gerar mais comentários, tente criar posts com perguntas abertas e fechadas para estimular respostas, nada traz mais engajamento de pessoas do que perguntar alguma coisa para elas. Outra boa tática é pedir respostas rápidas das pessoas, são geralmente nesses posts que as pessoas costumam ser mais responsivas e criativas.

 

Promoções que só funcionam na Copa.


Se o seu e-commerce vende algum produto que possa atender os interesses dos consumidores que vão torcer para o Brasil na Copa ou apenas querem curtir o evento, o ideal é criar promoções para atrair esse público.

Foi isso que a Casas Bahia e a Magazine Luiza fizeram neste ano. A Casas Bahia criou a promoção onde o consumidor que comprar uma televisão de 60 polegadas para cima, poderá levar uma segunda de 32 polegadas por apenas um real.

Promoção da Casas Bahia durante a Copa de 2018.

 

A Magazine Luiza lançou a promoção “Xô, zica” que fala que não dá para assistir à Copa de 2018 na mesma TV que viu o 7 a 1 contra a Alemanha, na semifinal de 2014, dizendo que é hora de trocar de televisão. Assim, a marca aceita aparelhos usados dos consumidores, que ganham um desconto na loja a partir da troca de produto.

 

A Copa do Mundo sempre oferece uma ótima oportunidade para aumentar suas vendas e a popularidade da sua marca, por isso é importante criar possíveis ações temáticas para este evento. Esperamos que com essas dicas de ações de marketing digital na Copa, você consiga ótimos resultados para sua marca.

Os jogos da primeira fase estão todos agendados, correto? Por que você não prepara a sua audiência e faça promoções imperdíveis que tenham relevância com o tema do jogo 30mim antes? Pense que as pessoas estarão se deslocando ou esperando o jogo, como você pode aproveitar esse tempo de expectativa e criar alguma ação interativa para atrair e engajar com o seu público? As pessoas estarão com o celular na mão durante o intervalo? O que você pode fazer?

Deixe seu e-commerce com a cara do Brasil.

 

É uma tradição aqui no Brasil ver, durante a época da Copa, vários comércios e lojas decorando suas fachadas e interiores de verde e amarelo. Além de criar aquele clima de apoio à seleção brasileira, essa ação acaba chamando a atenção dos consumidores enquanto o evento estiver acontecendo.

Essa tática também pode ser feita no ambiente virtual: mudando o visual nos perfis da marca nas redes sociais, no seu site, e-commerce, blog e outros. Sua marca pode usar as cores do Brasil para caracterizar seus banners promocionais, pode destacar suas promoções e criar chamadas que incentivem a torcida.

Fala-se muito de omnichannel, mas a loja se veste inteira de bandeiras e bugigangas verde e amarelas, que dependendo do gosto do gerente, até podem passar do ponto, mas o seu e-commerce não? Omnichannel é muito mais do que comprar e retirar na loja, é sobre experiências.

Exemplo de site “fantasiado” para Copa.

Nessa área precisa-se tomar grandes cuidados, porque quase tudo é patenteado, heim? Se você não for um patrocinador, não cite, use nome, ícones ou qualquer elemento (vale checar com o jurídico se ficar na dúvida).

Para mais dicas e curiosidades sobre Marketing Digital, acesse o blog da Agência da Vila!

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