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Essa é o último post de uma série de publicações que têm como objetivo dar dicas de integração de social media com e-mail marketing. Confira aqui  nosso primeiro post e aqui você encontra nossa segunda publicação. Nessa reta final o foco é relacionamento e a importância que a atuação sólida nas redes sociais tem nesse processo.  

Dica 3 Integrando Social Media e Email Marketing

Permita com que as redes sociais mandem emails para você

  OK, esse é aquele tópico em que é preciso ficar atento, pois não há uma receitinha de bolo para ajudar. A parada é mais subjetiva: estamos falando de relacionamento e de como isso pode fazer com que as redes sociais “trabalhem para você”.    Se você está presente em redes sociais como Facebook e LinkedIn, sabe que os grupos são um canal onde as pessoas compartilham opiniões e informações sobre determinado assunto. Quando você assina um grupo, a menos que você decida conscientemente por cancelar as notificações de e-mail, começa a receber regularmente e-mails informando sobre as atividades dentro do grupo. Muito bem. O próximo passo é focar no LinkedIn, pois essa é ferramenta que vai lhe permitir usar os grupos da maneira desejada.  Muitas pessoas que estão no LinkedIn têm suas contas atreladas ao seu email principal. Eis a mágica, amiguinho: se você é o administrador do grupo, pode enviar um email semanal para os membros através do próprio LinkedIn.  Ou seja, você está usando uma rica base de contatos para promover seu conteúdo por email. É importante lembrar que os grupos a serem criados por você devem ser produtivos. Não é uma boa ideia criar grupos para ofertar serviços e produtos. Ao contrário, proponha discussões, seja ativo e estimule a participação dos membros. Se você fizer um bom trabalho nesse sentido, seus comunicados semanais serão lidos e estará construindo um relacionamento que vai lhe proporcionar resultados em diversas esferas. Agora,sim…..receitinha de bolo! Para enviar os emails semanais aos membros do grupo no LinkedIn posicione o cursor sobre Interesses no topo da sua página inicial e selecione Grupos. Clique no nome do grupo e vá em Gerenciar> Enviar comunicado (à esquerda). Insira o Assunto e a Mensagem e mande bala!  

Dica 4 Automatizar e-mail de divulgação para conduzir ações mais sociais

    Como fazer com que blogs e pessoas influentes te sigam nas redes? Social Prove, ou seja, seu conteúdo deve estar bem avaliado, compartilhado. Para isso, é preciso trabalhar o compartilhamento desse conteúdo. Por exemplo, se você posta algo muito legal, assim que seu post começar a ser bem compartilhado, comece a divulgá-lo com o objetivo de levá-lo a mais pessoas. O email é uma boa ferramenta para isso. Para ajudar nesse processo, até existem ferramentas de envio de email, como a SendBoom, que envia email para os contatos de sua lista quantas vezes você desejar, além de uma série de facilidades. Quanto mais bombado seu conteúdo for, mais chances de entrar no radar dos influentes da sua área.

Dica 5 Coletar endereços de email pelo Facebook e Twitter

    O Twitter permite que as pessoas acessem uma newsletter diretamente, sem a necessidade de sair da rede social. Só isso já é ótimo, mas tem mais: o Twitter armazena os leads criados e você pode baixá-los ou usar uma URL POST para passar os dados diretamente para o seu provedor de e-mail. “Ó querido guru, como posso fazer isso?”, talvez esteja se perguntando agora. Respondo: vá até ads.twitter.com e clique em Creatives>Cards. A seguir, vá em Create Lead Generation card. O twitter vai pedir para criar um texto com “assunto” e “descrição” e para adicionar um botão de “call to action”.   Peace of cake. A parte trabalhosa é montar uma boa estratégia para engajar seus seguidores. Se quiser que eles assinem sua newsletter você precisa proporcionar-lhes algo em troca.  Esteja preparado para oferecer cursos, ebooks, webnarios ou coisas do tipo.  

Usando o Facebook para coletar endereços de email

Para importar contatos do Facebook para o email existe uma série de “nozinhos” para desatar. O primeiro deles é que você vai precisar da ajuda de aplicativos para importar emails dos seus contatos no Facebook. Um exemplo de app é o Friends to Gmail. Mas avisamos de antemão que isso só funciona se você tiver uma conta no Gmail.   Se você não quiser criar uma conta no Gmail, (nem que seja para usar o aplicativo) existe outra forma de chegar ao mesmo fim: o botão “call to action” do Facebook.  O plano é enviar as pessoas a uma landing page, onde elas podem assinar sua newsletter.    

Dica 6 Criar um grupo social exclusivo para seus assinantes

    Essa é uma tática usada pelo ex-Facebook, Noah Kagan. Ele criou um curso por email e convidou um monte de gente esperta e maneira para contribuir com lições e conteúdo, que eram “free to enyone” que assinasse a newsletter.   Quando a galera se logava recebia uma mensagem que generosamente pedia que encaminhassem o email a dois amigos. Se fizessem, recebiam automaticamente acesso a um grupo fechado no Facebook.  Para que a estratégia dê certo, é preciso que o grupo seja sempre alimentado com conteúdo de primeira. No caso de Noah, em pouco tempo seu grupo tinha mais de 5000 membros e cada post gerava em torno de 20 a 50 comentários.   Essas seis dicas têm como objetivo dar uma luz para quem quer usar uma ferramenta poderosa como email na plenitude. E para que isso aconteça, é preciso se integrar com as redes sociais, criando um círculo virtuoso que valorize seu conteúdo. A Agência da Vila está à disposição para compartilhar mais dicas e discutir soluções, enquanto tomamos aquele cafezinho de sempre.

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