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Texto publicado originalmente no LinkedIn do CMO João Caetano.

Inovação e negócios. Essas duas palavras têm guiado a minha vida profissional (e até meus hobbies) e foram elas que me levaram a tomar o desafio pessoal que me propus em Agosto: desenvolver negócios de inovação com times que não conhecia, em pouquíssimo tempo. Resultado: 2º Lugar no Startup Weekend AdTech, dia 03/08, e time vencedor do hackathon e-Commerce.Hack, que aconteceu nos dias 14 e 15 dentro do evento Fórum e-Commerce Brasil, o maior evento de eCommerce do mundo.

 


Mais um prêmio para coleção! 

Na Vila, um dos nossos principais valores é “Evolução Constante”, que sintetiza sempre se manter atualizado, em uma busca constante por conhecimento. Nessa pegada, aceitei dois desafios em Agosto em uma área de inovação e negócios: as Startups.

Fiz um texto, bem pessoal, de como foi a experiência do Startup Weekend AdTech, desde o desafio até como foi ganhar o segundo lugar. Portanto, vamos aproveitar esse texto para falar do hackathon.


Assim como diz o nome, o desafio era construir uma startup durante os dois dias do eCommerce Brasil. Desde encontrar um grande problema para resolver, validar, pensar em uma proposta de valor, validar, desenvolver um protótipo, validar, escrever um pitch e apresentar para uma banca de jurados. Ufa…


Bastante coisa, muito pouco tempo e durante a semana, um período que ainda tinha aquelas coisas do dia a dia para resolver. O bom é que estávamos no maior evento de e-commerce do mundo, então fazer validações com o mercado estava a um cutucão.


Vídeo do evento!


Resumindo a ópera, depois de mudar a ideia que estávamos trabalhando no final do primeiro dia, o nosso projeto foi resolver um dos grandes problemas para alavancagem de vendas dos varejistas: os meses que demoram para o onboard de um Seller nos
Marketplaces. O seller deixa de vender, o marketplace deixa de aumentar o mix e/ou mais opções de preços para os produtos… Enfim, ninguém ganha com esse tempo perdido.

 

Descrevendo a nossa startup: Nesse longo processo de onboarding do seller, o que toma mais tempo é o marketplace. Identificar, dos produtos enviados pelo seller, qual é o produto já cadastrado dentro do marketplace. Porque cada loja, cada plataforma e cada varejista tem uma forma de cadastrar produtos: tem quem coloque toda a descrição só no título, tem quem cadastre título e descrição, mas não usa nenhum atributo de produto e tem até aqueles que usam os campos de atributos, mas colocam texto onde deveria ser só número… e assim vai.

Para isso, a EasyMatch vai revolucionar esse mercado reduzindo drasticamente esse tempo. Utilizando inteligência artificial para ler o feed de produtos, encontrar o match ideal de qual seria o produto e iniciar um processo de recomendação para que o seller consiga atualizar os produtos para ser aprovado em bem menos tempo.

Do lado do marketplace, ele terá um dashboard para acompanhar o potencial de negócio, as conversões e o ganho de resultados com a operação.

Pois é, não foi um grande resumo, mas tá aí. Confira a apresentação que utilizamos no pitch final.

O posicionamento da Easy Match:

– Para os marketplaces e integradores que estão insatisfeitos com um processo de identificação de produtos para a unificação do catálogo dos Sellers com o Marketplaces, os quais causam grandes atrasos ou até desistência no processo de onboard, o EasyMatch é uma nova categoria de sistema online que auxilia na identificação do produto para integração e acelera o processo de entrada dos novos Sellers através de uma inteligência artificial de processamento de linguagem natural.

– O EasyMatch lê o produto, sugere o EAN que tem o melhor fit para o produto e os campos de descrição adicionais para o responsável pelo envio dos produtos.

– Diferente dos integradores, em nosso produto você coloca o link do XML do seller e ele devolve os produtos com o match correto, assim as sugestões de EAN em produtos que estão errados ou incompletos e com mais sugestões de campos de descrição adicional. As informações são enviadas para o Seller, assim agilizando e facilitando para que seus produtos serem aprovados com maior rapidez e estarem no padrão correto.

 “Ok, mas o que você ganhou com isso?”

Nesses dois casos, houveram alguns prêmios “materiais” para os times vencedores. Desde cupom de desconto na loja patrocinadora, até consultorias, horas em coworking, visita no SBT (pois é…), horas com advogados e o escambau, mas na prática todos esses prêmios são brindes perto dos grandes benefícios: Falei sobre o time no artigo da SW AdTech e o prazer de se divertir durante a jornada, há também o prazer do desafio, mas eu recomendo para que você também participe de um evento assim para ver tudo o que é possível fazer quando há um propósito em comum. Você sentirá as diferenças de velocidade e intensidade depois que voltar para a vida burocrática que você está levando.

 

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